segunda-feira, 1 de junho de 2009

Vida.

Desculpa a minha ausência do blog gente! É que, como muitos já sabem, além de blogueira eu sou um protótipo de médica e tenho que estudar horrores!
Mas não é ruim estudar tanto assim não, se estudamos o que a gente gosta. Eu tô apaixonada cada dia mais pelo que eu faço, cada dia mais pela minha faculdade: Faculdade de Ciências Médicas de Alfenas – UNIFENAS (A primeira colocada no último ENADE entre as particulares de Medicina de Minas Gerais!). Inflei o peito agora! Mas é pela satisfação e o reconhecimento de que a instituição em que estudo cria um monte de projetos de extensão e propicia, até para os alunos do primeiro período, momentos que vão ficar guardados para sempre.

Essa semana eu presenciei um Teste do Pezinho no postinho de saúde em que faço estágio. Teste do Pezinho é um exame feito no quinto dia de vida do recém-nascido. Faz-se um big furo num little pé e é colhido sangue para identificar uma série de doenças.

Eu não furei o bebezinho não, mas eu ajudei a enfermeira a fazer o exame segurando firme uma pilustrica de uma menininha. Foi o meu primeiro Teste do pezinho!


A enfermeira Dona Terezinha fez uma compressa de água quente com uma luva de procedimento. Era para dilatar os vasos sanguíneos e preparar o local da picada. Eu, com essas mãos inexperientes para segurar criança, recebo um chingo da profissional de saúde:


_ Ela não é casca de ovo Mariana! Segura essa menina direito!


Apertei a piquitita mais um pouquinho nas mãos e contra ao peito. O bebê ficou de costa para a moça que colhe o sangue e de frente para mim. A menininha estava dormindo quando recebeu a picada. E de repente acordou... chorou, chorou e chorou.


Eu senti a dor da pequena nos meus dedos. Ela se retorceu todinha.


Enquanto se colhia as cinco necessárias gotinhas de sangue, susurrei baixinho tentando parecer menos malvada para aquele ser tão indefeso:

_Calma mocinha! Já passou. Essa foi só uma das dores que você vai precisar viver nesse mundo!

Não consegui ser mais consoladora.

5 comentários:

ailton disse...

tu és fogo! se a guria entendesse essa tua tentativa de consolo, pediria logo para morrer.

eheh

Unknown disse...

Tadinha da menina! Tão novinha e ja sofrendo... É muita sacanagem. Eu vou ligar para o Conselho Tutelar e entregar você para as autoridades!

Beijãooooooooo
T+

Felipe Lacerda disse...

Ah, bloodMary, esse seu fatalismo me comove!
HEHE.
E olha, lindeza, nem deu pra ligar ainda no seu celular (pra vc ouvir minha voz enquanto uso isso de prtexto pra ouvir a sua!) porque o seu número estava no meu chip da VIVO. E bem...
Os italiano me fizeram proposta melhor. Tô trabalhando pra TIM. E o número se escafedeu. Tô tentando achar aqui. Qualquer coisa eu apito.
BEEEIJÃO!
E tu nem comentou nada do novo layout do Espalhando cancer... ê decepção dessa vida, sô...

Luciano Oliveira disse...

Esse concerteza é um dos momentos que a gente pará pra pensar, "Quem será que estava me segurando quando eu era do tamanho dessa menina e me furaram o pé?".

A menina deve ter chorado pakas, ainda bem que eu não me lembro de quando me furaram o pé.

Mariana Martins. disse...

Ailton! Pelo menos eu tentei.

Eita André! Bjãooo para vc tb! É muito bom receber o incentivo de todo mundo aqui!

"bloodMary, esse seu fatalismo me comove". É, eu já sabia que eu era fatal mesmo. Do tipo arrasadora de corações loiros. Kkkkkk.
Mas Fê meu bem, saudade da sua voz também. Se me escrevendo vc me traz tanta alegria, falando então é uma das companhias das mais boas para brotar risos. Seu bobão!

Luciano,
Se quiser relembrar, eu posso treinar teste do pezinho em vc! Hehe.