domingo, 13 de abril de 2008

Ai que confusão!

O meu superego anda fazendo ioga para relaxar.
A psicologia (Sim, eu estou estudando essa matéria bizarra na faculdade!) descomplica (É o que veremos) a forma de entender a personalidade humana.

Nós, humanos confusos, parentes dos macacos, temos a mente dividida em superego, ID e ego. O superego são os valores morais da pessoa, como se fosse aquele anjinho bom que fica dando palpite toda hora que nós temos um súbito de fazer maldade. O ID é o anjinho mal ou o capetinha vermelho de chifrinho e vareta de três pontas. Ele é representante legal dos pecados capitais, da loucura, da diversão e do PRAZER.

Entre superego e o ID há o ego. Sim, o ego é você, um ser em cima do muro que fica toda hora preocupado em se equilibrar e não cair. A questão é, se você pende para o lado do ID, o superego pesa para que ego alcance equilíbrio. Às vezes, o superego pesa tanto que você cai do muro e afoga no bagaço dos seus pensamentos politicamente corretos. Dependendo do grau de fraqueza da pessoa, leva até à depressão.

Até aí só teoria. Para vocês entenderem melhor o que eu estou dizendo, olhem a embromação que o meu superego me fez escrever para deixar eu começar a falar de um assunto. E o ID não vem me socorrer. Ou seja, eu não vou começar a falar desse assunto porque o meu superego não deixa. Vocês fiquem aí sem saberem qual assunto era. Corroam-se de curiosidade! “O que será que essa autora não pode começar a falar que fere tanto seus valores morais?”.

Esse negócio de dar muitas explicações já está viciando vocês leitores do “Chuva de Containers”. E esse negócio de ter gente lendo meu blog só para conhecer o meu ID acaba aqui e agora. Mas pensando melhor, é só continuar fantasiando para esses espertalhões.

Já estou até vendo os comentários: “Quê? Não estou entendendo nada!”.
Tudo é para desbancar quem acha que pode entender a minha personalidade, mais ainda, a personalidade humana.
Psicólogos, desculpem-me!

4 comentários:

Anônimo disse...

"Quê? não estoy entendendo nothing!"

Anônimo disse...

Soh posso dar certeza de uma coisa, seu ID sempre vence dignissima Mariana martins e como ele é macabro...

Anônimo disse...

Entendi tudo. Faço faculdade de psicologia. Felizmente a psicologia não se resume a isso aí que você escreveu. Sim, eu acho Freud um maluco (embora eu, modéstia parte, saiba muito de psicanálise). Não gosto de suas teorias.
Concordo quando diz que a psicologia é "bizarra" (sim! os teóricos de diferentes abordagem viviam criando picuinhas, e isso ainda reflete hoje). No entanto, essa "bizarrice" me faz crescer a cada dia. rsrs..
Parabéns pelo blog. É a primeira vez que venho aqui e gostei.

Abraço,

Anônimo disse...

Eu sou junguiano.
Não penso em termos de id, ego e superego.
de qualquer modo mais uma coisa que preciso dizer. Adoro Engenheiros.Estou ouvindo-os agora inclusive.
nada a ver com o post, mas a ver com o nome do blog.
Estou quase assinando seus feeds