domingo, 16 de agosto de 2009

Uma comida.


Saindo do banho, minha irmã me chama atenção para a reportagem da televisão que fala sobre o preparo de um prato de Baiacu. Um peixe esquisito que incha, vira bola e tem espinho. Não dei trela. Trocando de roupa repensei o que ela falou e cai na risada. Como assim a minha irmã, totalmente leiga na cozinha, se interessa pela culinária de um peixe. Ainda mais esse peixe tão esquisito. Será que ela queria que eu cozinhasse um Baiacu para ela? Eu ein!

Voltei na sala e ela explicou que o seu interesse não era comestível, mas puramente pela técnica de preparo. Em alguns paises orientais esse prato é extremamente comum, mas não é fácil de ser montado. É que um único peixe desses tem um veneno capaz de matar 30 pessoas! A reportagem ainda mostrava que gourmets tinham de fazer prova para mostrar que realmente eram capazes de retirar o veneno do bichinho e descartá-lo da melhor forma. Descartar os restos do Baiacu em lixo comum já chegou a matar muita gente. Na Segunda Guerra, a falta de alimentos para as pessoas levou muitas delas a condição de aproveitar do lixo de restaurantes. O veneno do Baiacu nesses lixos, acelerava aquela morte que talvez seria de fome.

6 comentários:

.ailton. disse...

esse eu nao comia.

e vc colocou todos os textos atrasados de uma só vez?

Unknown disse...

eu quase comi um peixe que mata mais de mil pessoas! A traira do Rio Itapecerica, quando fiquei sabendo que era desse rio desisti. Hehehehe.
beijos

Anônimo disse...

Eu adoro peixe, mas depois de saber disso tudo, eu não comeria esse peixe... kkkkkkkkk

Mariana Martins. disse...

Ailton, tudo era para ser um texto só. Eu fracionei em post's separados por motivos estratégicos. Hihi

André,
Credo!

Samira,
O baiacu é tão simpático. Oia a carinha dele.

Mythus disse...

Durante uma pescaria com arpão, atingi um baiacu por engano. Ele, atravessado por meu arpão, inchou e nadou em direção ao meu irmão. Pense num susto! Rachei de rir na hora.

Matteus Santana disse...

Ow! Verdade que vc e sua irmã passaram em medicina juntas? Vc tah na sala dela Mariana? Credo!
Minha tia que me falou isso, a sua madrinha contou para ela.