domingo, 30 de dezembro de 2007

World Press Photo.

Foto vencedora do Word Press Photo 2005. Fotógrafo: Finbarr O’Reilly, Canadá, Reuters. Foto tirada em 1° de agosto de 2005, em Tahoua na Nigéria. Segundo o fotógrafo, ele estava em um centro de emergência em alimentação repousando em uma cadeira, já que se sentia febril. Foi quando se despertou pela da criança Alassa sobre o colo de sua mãe.


Por mais que a gente tente traduzir em palavras todas as coisas que vemos, na maioria das vezes não conseguimos. Com certeza, mensagens são mais eficientes através de imagens.

Pensando nisso, eu sempre acreditei que uma foto pudesse contar uma história. Pudesse transmitir verdades, mentiras, sonhos e alegrias. Mais que isso, pudesse recontar um mundo.

Em confirmação ao que penso, pois, sobre fotografia, o "Guia do Estudante - Atualidades de Vestibular 2008" publicado pela Editora Abril encontrou nas imagens uma forma de aproximar dos estudantes os assuntos atuais do mundo. Para isso, publicou em algumas de suas matérias fotos de um concurso mundial de fotografia, o World Press Photo.

World Press Photo é uma organização independente sem fins lucrativos fundada em 1955 em Amsterdã. É conhecida por realizar anualmente a maior e mais prestigiada premiação de fotografia do mundo.

Os retratos vencedores são reunidos em uma exposição que viaja por 45 países e recebe em torno de dois milhões de espectadores. A cada ano, um livro com todas as fotografias premiadas é publicado em seis idiomas.

O Word Press Photo é patrocinado pela TNT e pela CANON. Também recebe apoio de uma casa lotérica, a Dutch Postcode. Só para ter uma idéia do prestígio da premiação, o Word Press Photo 2007 recebeu a inscrição de 4.460 repórteres fotográficos, de 124 países, com 78.083 imagens concorrentes.

As imagens retratadas variam de cenas de guerra à cenas de esportes, natureza ou vida comum.
No endereço eletrônico http://www.worldpressphoto.org/ vocês podem visualizar imagens premiadas desde 1955. Inclusive a premiada de 2007. Vale a pena de mais !!!! Os apaixonados por fotografia, como eu, tratatarão o site com devido reconhecimento do que é arte de bom gosto.

Nenhum comentário: