quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Natal é lindo!!!!

Natal, para mim, é uma data triste. Triste e hipócrita. Não é indignação de alguém que recebe poucos presentes ou passa a noite de 24 de dezembro no sofá da casa da avó, assistindo Especial Xuxa de fim de ano e rodeada de baixinhos cantando todas aquelas músicas pífias. É indignação de alguém que não vê fundamento nos dizeres de “Feliz Natal!!!!”. Pelo menos, não via.

Seria “Feliz nascimento de Jesus em seu coração!!!”? Eu mesmo respondo que não. Como cristã desejo desta forma, mas sei que ateus também desejam “Feliz Natal!!!!”.
Poderia ser “Feliz Dia em Família!!!”, mas afirmo novamente que não. Conheço muita gente que, mesmo recebendo um monte de “Feliz Natal!!!” tiveram foi um dia de lavação de roupa suja em família.

Aqueles que, como eu, tiveram um dia festivo com parentes e amigos, poderiam ter tido esse dia sem necessidade dos infinitos alardes de “Feliz Natal!!!”.
O quê eu estou querendo dizer é que encontros em família devem acontecer sem obrigação de terem que acontecer, como é o que ocorre na data do Natal.

Quando alguma coisa tem obrigação de acontecer, alguém é o agente autoritário da situação. O agente autoritário era a Xuxa. Sim, ela é quem estava ostentando aquela idéia de “Clima de Natal”, “Papai Noel traz um presente” e blá, blá, blá.

Na verdade, a Xuxa é loira e não deve ter culpa nisso. Contudo, tem alguém super inteligente por traz da Xuxa. “O Olho Que Tudo Vê e Tudo Sabe” (roubando a idéia do livro “1984”). Ele é quem quer que você acredite veementemente no “Clima de Natal”. Ele é quem quer que você compre muitos presentes, porque o presente de Natal dele é o seu dinheiro.

Natal é uma invenção capitalista. “Feliz Natal!!!” quer dizer “Feliz Compras!!!!”.

Podem me apresentar argumentos de que Natal é uma época de doação, de ajuda ao próximo, mas contraporei que voluntariado também é lucrativo. Sim, têm empresas que doam para tornarem notórias suas marcas. Marca forte, produto caro. Às vezes, também se compram coisas para serem doadas. Lucro direto ao capitalismo.

Prova cabal da hipocrisia do Natal (Rimou!!!) é que assistência voluntária dura um dia. Dura um dia porque tudo na vida gasta dinheiro e não se tem dinheiro todos os dias do ano para comprar presentes. É por isso que época de dar presente para pobre é só na época de Natal. É por isso que não é Natal todo dia do ano. É por isso que a televisão traz a Xuxa na noite do dia 24 mostrando que o Natal é lindo!!!!

É lindo para quem tem dinheiro. É lindo para quem comprou celular novo. É lindo para quem tem ceia com Chester Perdigão e panettone Bauducco.

P.S. Esse texto só foi publicado hoje, porque até ontem de noite eu tinha esperança de ganhar mais presente.

Nenhum comentário: