domingo, 30 de dezembro de 2007

World Press Photo.

Foto vencedora do Word Press Photo 2005. Fotógrafo: Finbarr O’Reilly, Canadá, Reuters. Foto tirada em 1° de agosto de 2005, em Tahoua na Nigéria. Segundo o fotógrafo, ele estava em um centro de emergência em alimentação repousando em uma cadeira, já que se sentia febril. Foi quando se despertou pela da criança Alassa sobre o colo de sua mãe.


Por mais que a gente tente traduzir em palavras todas as coisas que vemos, na maioria das vezes não conseguimos. Com certeza, mensagens são mais eficientes através de imagens.

Pensando nisso, eu sempre acreditei que uma foto pudesse contar uma história. Pudesse transmitir verdades, mentiras, sonhos e alegrias. Mais que isso, pudesse recontar um mundo.

Em confirmação ao que penso, pois, sobre fotografia, o "Guia do Estudante - Atualidades de Vestibular 2008" publicado pela Editora Abril encontrou nas imagens uma forma de aproximar dos estudantes os assuntos atuais do mundo. Para isso, publicou em algumas de suas matérias fotos de um concurso mundial de fotografia, o World Press Photo.

World Press Photo é uma organização independente sem fins lucrativos fundada em 1955 em Amsterdã. É conhecida por realizar anualmente a maior e mais prestigiada premiação de fotografia do mundo.

Os retratos vencedores são reunidos em uma exposição que viaja por 45 países e recebe em torno de dois milhões de espectadores. A cada ano, um livro com todas as fotografias premiadas é publicado em seis idiomas.

O Word Press Photo é patrocinado pela TNT e pela CANON. Também recebe apoio de uma casa lotérica, a Dutch Postcode. Só para ter uma idéia do prestígio da premiação, o Word Press Photo 2007 recebeu a inscrição de 4.460 repórteres fotográficos, de 124 países, com 78.083 imagens concorrentes.

As imagens retratadas variam de cenas de guerra à cenas de esportes, natureza ou vida comum.
No endereço eletrônico http://www.worldpressphoto.org/ vocês podem visualizar imagens premiadas desde 1955. Inclusive a premiada de 2007. Vale a pena de mais !!!! Os apaixonados por fotografia, como eu, tratatarão o site com devido reconhecimento do que é arte de bom gosto.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Natal é lindo!!!!

Natal, para mim, é uma data triste. Triste e hipócrita. Não é indignação de alguém que recebe poucos presentes ou passa a noite de 24 de dezembro no sofá da casa da avó, assistindo Especial Xuxa de fim de ano e rodeada de baixinhos cantando todas aquelas músicas pífias. É indignação de alguém que não vê fundamento nos dizeres de “Feliz Natal!!!!”. Pelo menos, não via.

Seria “Feliz nascimento de Jesus em seu coração!!!”? Eu mesmo respondo que não. Como cristã desejo desta forma, mas sei que ateus também desejam “Feliz Natal!!!!”.
Poderia ser “Feliz Dia em Família!!!”, mas afirmo novamente que não. Conheço muita gente que, mesmo recebendo um monte de “Feliz Natal!!!” tiveram foi um dia de lavação de roupa suja em família.

Aqueles que, como eu, tiveram um dia festivo com parentes e amigos, poderiam ter tido esse dia sem necessidade dos infinitos alardes de “Feliz Natal!!!”.
O quê eu estou querendo dizer é que encontros em família devem acontecer sem obrigação de terem que acontecer, como é o que ocorre na data do Natal.

Quando alguma coisa tem obrigação de acontecer, alguém é o agente autoritário da situação. O agente autoritário era a Xuxa. Sim, ela é quem estava ostentando aquela idéia de “Clima de Natal”, “Papai Noel traz um presente” e blá, blá, blá.

Na verdade, a Xuxa é loira e não deve ter culpa nisso. Contudo, tem alguém super inteligente por traz da Xuxa. “O Olho Que Tudo Vê e Tudo Sabe” (roubando a idéia do livro “1984”). Ele é quem quer que você acredite veementemente no “Clima de Natal”. Ele é quem quer que você compre muitos presentes, porque o presente de Natal dele é o seu dinheiro.

Natal é uma invenção capitalista. “Feliz Natal!!!” quer dizer “Feliz Compras!!!!”.

Podem me apresentar argumentos de que Natal é uma época de doação, de ajuda ao próximo, mas contraporei que voluntariado também é lucrativo. Sim, têm empresas que doam para tornarem notórias suas marcas. Marca forte, produto caro. Às vezes, também se compram coisas para serem doadas. Lucro direto ao capitalismo.

Prova cabal da hipocrisia do Natal (Rimou!!!) é que assistência voluntária dura um dia. Dura um dia porque tudo na vida gasta dinheiro e não se tem dinheiro todos os dias do ano para comprar presentes. É por isso que época de dar presente para pobre é só na época de Natal. É por isso que não é Natal todo dia do ano. É por isso que a televisão traz a Xuxa na noite do dia 24 mostrando que o Natal é lindo!!!!

É lindo para quem tem dinheiro. É lindo para quem comprou celular novo. É lindo para quem tem ceia com Chester Perdigão e panettone Bauducco.

P.S. Esse texto só foi publicado hoje, porque até ontem de noite eu tinha esperança de ganhar mais presente.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Tomadas de um mesmo assunto.

Chapeusinho Vermelho e Natal (gorro do Papai Noel) , tudo a ver não é?

Então, para vocês a famosa estória de Chapeusinho Vermelho noticiada por autoridades da mídia..

JORNAL NACIONAL:
(William Bonner): "Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem...".
(Fátima Bernardes): "... mas a atuação de um caçador evitou uma tragédia".

PROGRAMA DA HEBE:
(Hebe Camargo): "... que gracinha gente. Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?".

BRASIL URGENTE:
(Datena): "... onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê as autoridades?A menina ia para a casa da vovozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público!
E foi devorada viva... Um lobo, um lobo safado. Põe na tela!! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não." "Põe na tela" é ótimo!!!

REVISTA VEJA:
Lula sabia das intenções do lobo. Belíssimo!!!!

REVISTA CLÁUDIA:
Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho.

REVISTA NOVA:
Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama. ui, ui , ui!!!

FOLHA DE S. PAULO:
Legenda da foto: "Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador".
Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.

O ESTADO DE S. PAULO:
Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PT.

O GLOBO:
Petrobrás apóia ONG do lenhador ligado ao PT que matou um lobo pra salvar menor de idade carente.

REVISTA CARAS:
(Ensaio fotográfico com Chapeuzinho na semana seguinte)
Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: "Até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa".

PLAYBOY:
(Ensaio fotográfico no mês seguinte). Veja o que só o lobo viu.

REVISTA ISTO É:
Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente.

G MAGAZINE:
(Ensaio fotográfico com lenhador) Lenhador mostra o machado. oua!!!

SUPER INTERESSANTE:
Lobo mau! Mito ou verdade?

DISCOVERY CHANNEL:
Vamos determinar se é possível uma pessoa ser engolida viva e sobreviver.

O texto é de autoria desconhecida

domingo, 23 de dezembro de 2007

Feliz 2008!!!

Vista do alto de Castelhanos - Anchieta - ES. Janeiro de 2007.

Todo mundo deve ter um lugar em que idealize o conceito de paraíso. Esse é o meu lugar. É onde eu sonho levar meus filhos um dia. É onde, como ritual, eu inicio todos os meus anos. E sempre funcionou. Todos os anos que comecei e passei por aí foram, inquestionavelmente, perfeitos.
Com ou sem esse ritual, que o meu e o seu novo ano seja repleto de felicidades!!!!

Voltei.

Sinceramente, me esqueci que possuo este blog. Mais de três meses sem um texto!!!
Como vou querer ter leitores assíduos, se aqui não encontram, também, textos assíduos?

Na amarga reflexão, nunca foi intenção desse blog ter leitores assíduos.
Aos leitores NÃO assíduos, então, minhas desculpas esfarrapadas: problemas com internet, ocupada com a leitura de Harry Potter e Relíquias da Morte, vestibulares, luto pela minha joaninha.

O fato é que voltei. De onde, nem eu sei.
E foi para voltar a escrever bobeiras inspiradas nas Bobeiras Mores que existem nesse ridículo mundo em que vivemos.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Os seus GENES só pensam naquilo!!!

(...Esse texto é, em suma, a resenha de uma das aulas mais fantásticas que já tive em toda minha vida!!! Matéria? Bioquímica. Professor? Não vem ao caso o nome. Um cientista maluco que tem uma das visões mais realistas e simplistas da “máquina” humana. Alguém que, definitivamente, não dá uma aula simplesmente, mas um show!!!! Era sua primeira aula. Ele despeja uma bagagem de perguntas confusas, espera nossas respostas mais confusas ainda e num gesto de “Parem!!!” ele diz: “Deixem de hipocrisia!!! Eu sei como vocês (humanos) funcionam”. A sala ficou paralisada. Evento raríssimo!!! (Freud já dizia que é normal que humanos se comovam com questões ligadas a sua existência). O que aconteceu depois foi mágico!!! Aquilo era, ao mesmo tempo, lógico e cruel de mais para ser verdade!!!...)


O que é o ser humano?

Uma evolução dos coacervatos. Coacervato é o nome dado ao conjunto de moléculas orgânicas envoltas por água e que compunham a “sopa primordial” nos tempos do surgimento da Terra. Os coacervatos originaram o “exemplar replicador” capaz de fazer cópias de si. São os exemplares com memória genética: GENES. Os GENES desenvolveram suas “máquinas de sobrevivência” (termo usado pelo livro “O gene egoísta” – Richard Dawkins). Assim o ser humano não passa de uma máquina de sobrevivência. É como um burro de carga que executa tudo que os GENES mandam.

Qual é o maior desejo do seres humanos?

O desejo do ser humano está condicionado ao desejo de seus GENES. Os GENES desejam imortalidade.

Como conseguir a imortalidade?

Convenhamos que só existe pedra filosofal em Harry Potter. A máquina de sobrevivência não consegue imortalidade. Já os GENES, conseguem a imortalidade com a reprodução.

Quer dizer que o único sentido da vida é reproduzir?

Sim. Exatamente isso. E reproduzir com qualidade. Querem ver como?

Por que a gente estuda cada vez mais nos tempos de hoje?

Necessariamente, para conseguir um parceiro sexual melhor. Melhor no sentido de ganhar tanto dinheiro quanto você para propiciar a sua prole condições vantajosas de também chegar à idade reprodutiva.
Outra resposta é que a gente estuda para poder proporcionar uma criação mais erudita aos nossos filhos, tão necessária num mundo que valoriza cada vez mais o conhecimento para se alcançar sucesso.

Por que a gente sonha com casa, carro e dinheiro?

Porque esses são artifícios que dão segurança ao seu gene, garantem que ele sobreviva e produza netos. Lei da Imortalidade.
De que tipo de mulher os homens mais gostam? Magra, gorda, alta ou baixa?

Tanto faz. Eles preferem as peitudas, bundudas e de cintura fina. Esses normalmente são traços de uma boa parideira.

Por que as mulheres se enfeitam tanto para sair?

Elas querem mostrar que são a melhor opção entre as outras para o acasalamento. Acontece com outras espécies também.

Por que os homens malham?

Porque querem mostrar para os GENES femininos que os seus GENES têm saúde. É a reprodução com qualidade.

Por que os homens têm tanta necessidade de fazer sexo?

Porque quanto mais genes disseminados, maior a garantia de eles se propagarem e se imortalizarem.

Por que as mulheres não fazem muitos filhos, se assim como os homens elas também espalhariam sua quantidade de GENES?

Porque elas não têm condições de levar todos os seus filhos à idade de reprodução. Elas têm a função de cuidado dessa prole. Ter muitos filhos implica em menos cuidado para cada um deles. Nesse caso vale a qualidade não a quantidade.

E os homossexuais? São exceções de espécies que não pensam em reprodução?

Não necessariamente. Os GENES dos homossexuais também pensam em sexo. Por não reproduzirem, eles ajudam que os GENES de outras pessoas se eternizem. É o homossexual que cuida do filho do irmão, que adota uma criança ou faz uso de uma barriga de aluguel.

Enfim, não adianta mais negar. Seus genes mandam em você. Você só pensa em fazer sexo!!!!!

domingo, 12 de agosto de 2007

Uma receita.

Para as senhoras que estavam insatisfeitas com pobreza de futilidade desse blog.

"Colocam-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas espalham-se grãos de trigo e o resultado será que, em 21 dias, surgirão ratos"

Mestre cuca: Jean Baptiste van Helmont. Século XVII. (Receita de época ainda ein minha senhora?)

E os feijõezinhos nos mostram o quão cego nós somos.

Eu estava no jardim de infância quando a professora pediu de dever de casa que criasse um feijãozinho no algodão molhado. O resultado é emocionante para quem tem 5 anos de idade. Quando ainda tínhamos a ingenuidade de desconhecer o que iria acontecer.

Agora, estou eu no ensino superior de Ciências Biológicas. Chega à sala de aula uma professora ranzinza (definitivamente sem nenhuma doçura daquela tia quem me ensinou as primeiras noções de botânica) e explica o desenvolvimento dos meristemas de crescimento de uma planta.

Mais que nunca, a experiência do feijãozinho nos seria útil de novo. Mas a professora não a pediu. Com certeza, dos quase 50 alunos daquela sala, nenhum plantaria feijão no algodão. Se a semente mudasse para milho, talvez umas duas pessoas se arriscassem esperando um resultado diferente.

A justificativa para essa ação é esperteza. Ninguém ousa perder sete dias observando o desenvolvimento de uma semente, quando ler um trecho de um livro sobre o assunto leva menos de cinco minutos.

Acontece que, NÃO É ESPERTO VOCÊ NEGAR QUE AS COISAS SIMPLES POSSAM LHE TRAZER CONHECIMENTOS GRANDIOSOS. Essa é uma tendência humana odiável e que talvez justifique a dificuldade que temos em lidar com o conhecimento que nos foi legado. A dificuldade que temos em estudar.

Tendemos a sistematizar tudo em fórmulas, números e conceitos. Nunca paramos para raciocinar ou mesmo admirar a capacidade humana de criar ou definir as coisas fantásticas que nos cerca.

Talvez, toda a escola tenha de ser mudada para habilitar mentes mais perceptivas e críticas. Menos automáticas. Talvez, simplesmente se deva incentivar que os alunos plantem mais feijõezinhos.

domingo, 5 de agosto de 2007

O peso da Terra.

As ciências exatas têm inquestionavelmente grandes encantos.

Alguém sabe qual é a massa da Terra? Bom, se não sabem o Google ajuda a decobrir. Agora, já se perguntaram como obtiveram esse valor?

O nome do maluco é Cavendish, Henry Cavendish, o primeiro a "pesar" a Terra. Para fazer isso ele não chegou a construir uma “big” balança, mas ele construiu uma balança: “a balança de torção”.

Newton havia acumulado conhecimentos sobre a existência de uma força de atração entre dois corpos: proporcional a massa “M” de um desses corpos e a massa “m” do outro corpo. Inversamente proporcional ao quadrado da distancia “r” desses corpos.

F= G Mm/r²

("Como ele descobriu isso? Sei lá!!!") Não bastasse a maluquice, faltava um valor constante para tornar a igualdade acima verdadeira: o bendito “G”.

O louco do Cavendish marrou duas bolinhas numa barra horizontal de modo que ficassem em equilíbrio. Depois, aproximou cuidadosamente outras duas eferinhas maiores daquelas bolinhas e verificou que a barra girava, provocando uma torção no fio que a sustentava. Era a “balança de torção”.(" Brincadeira de criança, neh?")

Cavendish deduziu, com essa experiência, que as bolinhas e esferas realmente exerciam uma força sobre as outras. Não apenas isso, o delicado do nosso físico conseguiu descobrir o valor do bendito “G”. Delicado, porque, incrivelmente, o valor de “G” era muito pequeno: 0,0000000000667!!!!

O que isso tem a ver com o peso da Terra, é que, Newton sabendo que a Terra exerce uma atração sobre qualquer outra massa e que essa atração é o peso, fez algumas alterações nas fórmulas. Peso é igual à massa do corpo vezes aceleração da gravidade. “P = m.g” . Peso também é a força de atração entre duas massas: Terra e corpo a ser pesado. “P = GMm/r²”. Igualando as duas fórmulas temos “M=g.r²/G”. (”Não conseguiu fazer isso? Não vai entender nada do texto. Se já não está entendendo neh?”). Conhecendo o valor de “g” (9,8m/s²), “G” (0,0000000000667) e “r” (Raio da Terra = 6370000 metros), foi só jogar tudo na fórmula e calcular a massa da Terra.

O valor obtido foi aproximadamente seis setilhões de quilogramas!!! Agora acreditem se quiser que esse valor seja verdadeiro. Só um detalhe importante, ainda não descobri como mediram o raio da Terra. Isso nos volta à estaca zero.

domingo, 29 de julho de 2007

O nome do blog.

“Container” é uma palavra em inglês para definir “contêiner” no nosso português. Segundo o Aurélio, a palavra refere-se às caixas de tamanho característico e padronizado que facilitam o embarque e desembarque de cargas.

Com certeza, o caro leitor - se já não sabia o porquê de “chuva de containers” para nome desse blog - pensa que agora sabe. Calma lá, senhor e senhora aí do outro lado!!! (Que coisa mais Machado de Assis ficar conversando com o leitor!!!!). Antes de explicar-lhes a conotação de “contêiner” devo lhes apresentar uma música com esse nome: “chuva de containers”. Um clássico (para quem conhece a banda) dos Engenheiros do Hawaii. Isso mesmo senhor(a)!!! Aqueles que cantam: “Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones”.

“Chuva de containers”, a música, não fala denotativamente de um porto que recebe milhares de contêineres por dia. Contragosto, eis a pobre interpretação das palavras de Humberto Gessinger. Fala-se de fome, desigualdade social, estupidez da elite brasileira, enfim, dos contêineres que a sociedade é obrigada a aceitar em seu porto inseguro.

Atento a esses contêineres e disposto a comentar sobre todos eles, o blog segue, desde já, em seu estilo utópico. Sim!!! Isso aqui tende a promover as aspirações comunistas e revolucionárias de uma jovem de 18 anos. Mas acalmem-se!!! Ela não é o novo Che. Todavia, é bom deixar bem claro que não encontraram aqui, releitura de horóscopo, comentário sobre como foi o dia da autora ou do que aconteceu na novela das oito.

Senhoras e Senhores, ainda há tempo de desistir.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

“O que é bom a gente imita, o que não é, também.”

Não tem um sentido exato a iniciativa de começar esse blog. Eu nunca fui um exemplo de aluna em redação e nunca escrevi diários. Ao contrário, prefiro matérias exatas e odeio muita melancolia. Foi necessário um tanto de coragem, confesso, para resolver expor as malucas idéias que sempre varrem a minha cabeça. Às vezes esses pensamentos não possuem lógica alguma. Outras, eles são lógicos de mais. Mas arte é sempre assim, não tem sentido para muitos ou tem sentido de mais para outros.

Sim, eu tenho a pretensão de me chamar de artista. Artista é toda pessoa que se expõe de alguma forma - remunerada ou não, agradando ou não. Quando pequena minha mãe também me chamava de artista: “Eh menina mais artista gente!!!!“. Pois é, agora a menina artista resolveu fazer arte. Sei lá no que isso vai dar e nunca saberei se não começar.

Antecipadamente me eximo dos erros ortográficos. Lógico que não vou ousar escrever “colaxao” no lugar de “coração”, “tb” para substituir “também”. Não critico a linguagem dos internautas, mas me reservo o direito de não aderi-la. Para erros de crase, fonética (a exemplo de “muito” que deveria ser escrito “muinto”), concordância verbal, homônimos e parônimos, aceito ajuda para não repeti-los.

Farei as dedicações de praxe. Dedico esses futuros textos a Deus, a minha mãe, ao meu pai, a minha irmã, a todos que torcem pelo meu sucesso. Sem mais enrolação. Como já disse, não sou uma pessoa melancólica ou sentimental.

Por último, gostaria de dedicar essa iniciativa a uma pessoa em especial. O professor Luiz Carlos Gonçalves. Não é “puxa – saquismo”, nem sou mais sua aluna. Não é por satisfação. Ele me deu as piores notas de toda minha vida (seus sete e meios me matavam!!!). A justificativa é uma só palavra: GRATIDÃO. Se hoje sei por pontos finais no meu texto... kkkk... foi ele quem me ensinou. Se hoje eu tenho coragem de expor o que escrevo, tem uma pontada do seu trabalho. Se isso, aqui, virar réplica do blog dele, realmente, era a intenção. O que é bom a gente imita. Se isso, aqui, ficar uma porcaria ou pior que diário de garotinha de 15 anos, por favor, não imitem!!!!!