domingo, 5 de agosto de 2007

O peso da Terra.

As ciências exatas têm inquestionavelmente grandes encantos.

Alguém sabe qual é a massa da Terra? Bom, se não sabem o Google ajuda a decobrir. Agora, já se perguntaram como obtiveram esse valor?

O nome do maluco é Cavendish, Henry Cavendish, o primeiro a "pesar" a Terra. Para fazer isso ele não chegou a construir uma “big” balança, mas ele construiu uma balança: “a balança de torção”.

Newton havia acumulado conhecimentos sobre a existência de uma força de atração entre dois corpos: proporcional a massa “M” de um desses corpos e a massa “m” do outro corpo. Inversamente proporcional ao quadrado da distancia “r” desses corpos.

F= G Mm/r²

("Como ele descobriu isso? Sei lá!!!") Não bastasse a maluquice, faltava um valor constante para tornar a igualdade acima verdadeira: o bendito “G”.

O louco do Cavendish marrou duas bolinhas numa barra horizontal de modo que ficassem em equilíbrio. Depois, aproximou cuidadosamente outras duas eferinhas maiores daquelas bolinhas e verificou que a barra girava, provocando uma torção no fio que a sustentava. Era a “balança de torção”.(" Brincadeira de criança, neh?")

Cavendish deduziu, com essa experiência, que as bolinhas e esferas realmente exerciam uma força sobre as outras. Não apenas isso, o delicado do nosso físico conseguiu descobrir o valor do bendito “G”. Delicado, porque, incrivelmente, o valor de “G” era muito pequeno: 0,0000000000667!!!!

O que isso tem a ver com o peso da Terra, é que, Newton sabendo que a Terra exerce uma atração sobre qualquer outra massa e que essa atração é o peso, fez algumas alterações nas fórmulas. Peso é igual à massa do corpo vezes aceleração da gravidade. “P = m.g” . Peso também é a força de atração entre duas massas: Terra e corpo a ser pesado. “P = GMm/r²”. Igualando as duas fórmulas temos “M=g.r²/G”. (”Não conseguiu fazer isso? Não vai entender nada do texto. Se já não está entendendo neh?”). Conhecendo o valor de “g” (9,8m/s²), “G” (0,0000000000667) e “r” (Raio da Terra = 6370000 metros), foi só jogar tudo na fórmula e calcular a massa da Terra.

O valor obtido foi aproximadamente seis setilhões de quilogramas!!! Agora acreditem se quiser que esse valor seja verdadeiro. Só um detalhe importante, ainda não descobri como mediram o raio da Terra. Isso nos volta à estaca zero.

2 comentários:

Emanuel Romario Oliveira disse...

Erastotenes descobriu o raio da Terra

Emanuel Romario Oliveira disse...

Erastotenes descobriu o raio da Terra